Dicas do Árbitro

DICA  DO  ARBITRO  Nº  01


Anotação de Propostas de Empate

1 -Voce sabia que...

- Deve anotar na súmula (planilha) todas as propostas de empate efetuadas durante a partida, independentemente da origem?

2 - Porque fazer...

- Caso seu adversário esteja tentando distrair sua concentração com repetidas propostas de empate, Você poderá solicitar a intervenção do Árbitro, o qual irá, no mínimo, admoestá-lo desde que Você tenha como comprovar a sua alegação.

3 - Como fazer ...

- Toda vez que um dos enxadristas propor empate, ambos deverão anotar logo após o lance (no mesmo espaço) no qual houve a proposta, o sinal representativo que é (=).
Por exemplo: no lance 23 as pretas propõem o empate:
22.  Ce5     -      Bd4
23.  De4     -      Cc2 (=)

4 - Importantíssimo...

- Solicite (em tom baixo) a seu adversário que ele anote a proposta de empate. Caso ele se negue, acione o Árbitro,

5 - Observações ...

- A proposta pode ser aceita ou recusada. Para aceitar bastará a concordância do proposto. Para refutar a proposta de empate, o proposto deverá indicar sua intenção, falandocavalheiristicamente (em tom baixo) ao proponente que pretende jogar mais alguns lances, ou simplesmente realizando o seu próximo lance sem falar nada (meio antipático não é mesmo?), É também permitido ao proposto informar que irá analisar a situação e então quando tiver sua decisão, comunicá-la ao proponente ou simplesmente realizar seu lance e desta forma indicar claramente que não aceita a proposta.

A partir da recusa, a partida transcorre normalmente e poderá haver novas propostas de empate de qualquer uma das partes, tomando-se o cuidado de não incorrer no erro de fazer várias propostas de empate e desta forma ficar a mercê de uma punição.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



DICA  DO  ARBITRO  Nº  02

Silêncio na Sala de Jogo

1 -Voce sabia que...

- Deve prezar pelo mantenimento do silêncio absoluto no sala de jogos?

2 - Porque fazer...

- Qualquer enxadrista ou expectador pode ser expulso da sala de jogos caso persista em provocar ruídos ou diálogos dentro da sala de jogos.

3 - Como fazer ...

- Toda vez que você presenciar diálogos dentro da sala de jogos, acione o árbitro, que irá chamar a atenção dos participantes em falta. Se você precisar trocar idéias (dialogar) com outro enxadrista ou expectador, convide-o com gestos (discretos) a retirar-se da sala de jogos e juntos vão até o banheiro ou salão de espera e ai sim dialoguem (em tom baixo).

- Toda vez que for se levantar (ou sentar-se novamente), tome o cuidado de levantar a cadeira e soltá-la mais atrás suavemente, pois o arrasto da cadeira provoca ruídos que podem afetar a concentração do seu companheiro. Se o Arbitro chamar a sua atenção e você insistir em não prestar atenção a esta solicitação, poderá ser advertido e até expulso do evento dependendo do grau de ruído e da insistência neste procedimento.

- Evite analisar a partida recém terminada dentro da sala de jogos, pois certamente isto irá provocar ruídos e o Arbitro não irá contemporizar com esta atitude. Mesmo que você consiga analisar em silêncio, o que é muito difícil, sempre poderá haver outro companheiro que resolva dar a sua visão em voz alta ou baixa (não importa) e estará provocando ruído, o qual será atribuído aqueles que estavam analisando a partida.

- Caminhe pela sala de jogos com suavidade sem esbarrar nas cadeiras e mesas e evitando arrastar a sola ou bater o taco do sapato, o que também provoca ruídos prejudiciais a concentração.

- Se entre a sala de jogos e o salão de espera houver uma porta, evite falar em tom alto com alguém do salão de espera com a porta entreaberta. Se não houver a porta é ainda mais necessária sua atenção ao conversar com outros companheiros no salão de espera.

4 - Importantíssimo...

- O enxadrista que terminou sua partida é tido como expectador e continua sujeito ao regulamento do evento e leis do xadrez, que diz claramente que o expectador que não atender a solicitação da arbitragem no mantenimento do silêncio, pode ser expulso da sala de jogos.

5 - Observações ...

- Percebam que, para o enxadrista que naquele momento está expectador, a expulsão da sala de jogos, significa que ele não poderá voltar nas rodadas seguintes, e desta forma esta alijadodo evento. Caberá ainda, ao faltoso, punição extra, de acordo com a gravidade de sua transgressão (discussão em voz alta ou briga), a ser aplicada pelo tribunal de justiça desportiva  da FBX.



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



DICA  DO  ARBITRO  Nº  03

Ritual de Promoção

1 -Voce sabia que...

- Há um ritual específico para a promoção do peão, com ações que devem ser realizadas na ordem correta?

2 - Porque fazer...

- Caso você realize as ações em ordem inversa, ou deixe de realizar uma ou mais ações conforme o previsto incorrerá em lance irregular e ficará a mercê de punição caso seu adversário acione a arbitragem, ou estando o arbitro presente, perceba o ritual feito de maneira errada, e consiga intervir antes do seu adversário executar o lance de resposta, o que impossibilita ao árbitro atuar.

3 - Como fazer ...

- Sempre que for promover, siga a ordem correta de ações a saber:

a) retire o peão diretamente da casa 7 ou 2 ; pode optar por levar o peão até a casa 8 e 1;
b) se colocou o peão na casa 8 ou 1, retire o peão da casa 8 ou 1;
c) coloque a peça desejada na casa 8 ou 1;
d) acione o relógio;
e) anote seu lance corretamente. (e8 = D +) (e1 = D +) ou no caso de uma captura
    (d7 X e8 = D +) (e2 X d1 = D +)

Obs. se promover torre, bispo ou cavalo, indique claramente a letra correspondente (e8 = T +)
(e8 = B) ou (e8 = C).

4 - Importantíssimo...

- Verifique se colocou a peça da mesma cor que você está jogando;
- Jamais use a torre virada de cabeça para baixo;
- De forma alguma, continue jogando com o peão como se Dama fosse;
- Caso não haja no local a peça desejada (uma dama, por exemplo), pare o relógio e acione a arbitragem;

5 - Observações ...

- A execução incorreta destes procedimentos é definida como lance irregular e quando acontece é prevista a punição semelhante a que é imposta ao lance ilegal.

- O faltoso será advertido e seu adversário ganhará mais dois minutos em seu tempo;

- A dupla reincidência de lances ilegais (qualquer lance ilegal conta e isto inclui o lance irregular da falha no ritual de promoção) incidirá na perda da partida por parte do faltoso.

- Caso o arbitro não esteja presente ou estando presente, não perceba a ocorrência de falha no ritual de promoção, o adversário pode parar o relógio, em seu tempo, logo após o lance em que houve a falha no ritual de promoção e acionar o Arbitro. Se não o fizer neste tempo, não poderá mais fazê-lo.

- Quando for se dirigir ao Arbitro, faça-o em tom de voz baixo e evite discutir com seu adversário. O Arbitro saberá o que decidir, baseado nos relatos (em tom baixo) dos dois enxadristas, lembrando da necessidade do cavalheirismo de ambos.



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



DICA  DO  ARBITRO  Nº  04

A Conduta dos Enxadristas

1 -Voce sabia que...

- Há na Lei do Xadrez um artigo especialmente escrito para a CONDUTA DOS ENXADRISTAS? Trata-se do Art. 12.

2 - Porque fazer...

- Para você transformar-se em enxadrista padrão de disciplina e desta forma ajudar para que os torneios tenham um melhor resultado técnico e por conseqüência ajudar no crescimento do Xadrez.

3 - Como fazer ...

Não tem fórmula. Tem que conhecer e praticar

Artigo 12 : A conduta dos jogadores

12.1 Os jogadores não poderão praticar nenhuma ação que desrespeite ou cause má reputação ao jogo de xadrez.

12.2.a. Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de anotações, fontes de
informações, conselhos, ou analisar em outro tabuleiro na sala de jogos(vejam só. Até isto esta na lei!)

12.2.b. É expressamente proibido trazer celulares ou outros meios de comunicação eletrônicos na sala de jogos, a não ser com autorização do árbitro. Se o celular de um jogador tocar na sala de jogos ou qualquer outro dispositivo eletrônico emitir sinal sonoro, durante a partida, o jogador responsável pelo telefone ou dispositivo perderá o jogo. O escore do oponente será determinado pelo árbitro.

12.3 A planilha deverá ser usada apenas para anotação dos lances, dos tempos dos relógios, da oferta de empate, registros relacionados com reclamações e outros dados relevantes.

12.4 Devem ser considerados, como meros espectadores, jogadores que tiverem terminado suas partidas.

12.5 Não é permitido aos jogadores deixar o ‘ambiente de jogo’ sem a permissão do árbitro. O ambiente de jogo é composto pela sala de jogo, banheiros, área de refeição leve, área reservada para fumantes e outros locais designados pelo árbitro. Não é permitido ao jogador, que tem a vez de jogar, deixar a sala de jogo sem a permissão do árbitro. (para ir ao banheiro ou tomar água, não é necessário solicitar a permissão da Arbitragem)

12.6 É proibido distrair ou perturbar o oponente de qualquer maneira. Isto inclui reclamações ou ofertas de empate sem cabimento. (nossa! Isto também está na Lei?)

12.7 Infrações a qualquer dos Artigos 12.1 a 12.6 deverão redundar em aplicação das penalidades previstas no Artigo 13.4. (de advertência a expulsão)

12.8 A persistente recusa por parte de um jogador em cumprir as Leis do Xadrez (incluem-se aqui as determinações dos Oficiais de Arbitragem) deverá ser penalizada com a perda da partida. Compete ao árbitro decidir o escore do oponente.

12.9 Se ambos os jogadores forem julgados culpados de acordo com o Artigo 12.8, a partida deverá ser declarada perdida para ambos.

4 - Importantíssimo...

- É muito importante. Conheça e Cumpra.

5 - Observações ...

- A Arbitragem agradece! O Xadrez agradece! E VOCÊ CRESCE!



Gentileza do Arbitro Nacional ID 271 Wilter Pereira Vieira


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



DICA  DO  ARBITRO  Nº  05

Anotação Algébrica

- A não ser que disponham de menos de 5 minutos no relógio, os jogadores têm a obrigação de anotar e preferencialmente no sistema algébrico?

2 - Porque fazer...

- A anotação é obrigatória em ritmos de xadrez pensado, de acordo com a Lei da Fide, e você só pode fazer qualquer reivindicação, com base na anotação, se tiver utilizado este sistema de anotação.

3 - Como fazer ...

- Anote TODOS os seus lances pelo sistema algébrico e de forma legível e inteligível, preferencialmente EM PORTUGUES, tomando muito cuidado em diferenciar letras maiúsculas de letras minúsculas e algumas letras em especial, como por exemplo, o “e”  do “c” e ainda o “b” do “d” e do “h” minúsculos.

Se você ainda não sabe a anotação algébrica, trate de aprender, pois em algum momento irá precisar saber.

4 - Importantíssimo...

- MESMO QUE SEU ADVERSÁRIO NÃO TENHA MAIS A OBRIGAÇÃO DE ANOTAR, você deve continuar anotando normalmente os lances. Há muitos casos de jogadores que param de anotar alegando que seu adversário não está mais anotando. É um erro passível de punição.

- Se você parar de anotar, em momento que deveria estar anotando, o Arbitro irá puni-lo, inicialmente determinando que Você atualize a sua planilha dentro do seu tempo, mas caso você reincida por duas vezes ou mais, Ele poderá tomar medidas mais drásticas nesta punição, caso entenda que você está agindo de má fé ou procurando obter vantagem ilícita agindo assim.

5 - Observações ...

- Em torneios com relógio digital e bônus de 30 segundos ou mais por lance, a anotação é obrigatória durante toda a partida, inclusive nos apuros de tempo.

- Outro aspecto não menos importante, é que estas planilhas/súmulas são utilizadas a posteriori para digitar as partidas em PGN a fim de informar a FIDE para o Cálculo do Rating, Concessão de Norma, e caso elas não traduzam fielmente o que aconteceu na partida, podem, dificultar ao Organizador o Registro do Torneio, e, conseqüentemente, causar prejuízo a todos os participantes.

"Em suma. Capriche na súmula/planilha. Ela é muito importante e não é lugar de garranchos!"

Gentileza do Arbitro Fide ID 150 Igor Lutz



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



DICA  DO  ARBITRO  Nº  06

Lance Ilegal

1 -Voce sabia que...

- Há na Lei do Xadrez um artigo especialmente escrito para regular a questão dos LANCES ILEGAIS? Trata-se do Art. 7 – Irregularidades em seu subtítulo 7.4. Lances ilegais, e Apêndices em B – Xadrez Rápido no seu item B6.

2 - Porque fazer...

- Se o seu adversário comete repetidos lances ilegais, Você pode ganhar a partida com o uso desta simples regrinha.

3 - Como fazer ...    Vejamos o que diz o artigo 7.4 e o Apêndice B6:

Artigo 7.4

a) Se durante uma partida descobrir-se que um lance ilegal foi feito, inclusive falha no ritual de promoção de um peão ou captura do rei do oponente, deverá ser restabelecida a posição imediatamente anterior à irregularidade. Se a referida posição não puder ser reconstituída, a partida deverá continuar a partir da última posição identificável, anterior à irregularidade. Os relógios deverão ser ajustados de acordo com o Artigo 6.14. O Artigo 4.3 aplica-se à jogada que for feita em substituição ao lance impossível. A partida deverá então continuar a partir da posição restabelecida.

b) Após a adoção das ações descritas no artigo 7.4 (a), para os dois primeiros lances ilegais feitos por um jogador, o árbitro deverá dar dois minutos extras ao oponente, a cada instância; para o terceiro lance ilegal efetuado pelo mesmo jogador, o árbitro deverá declarar a partida perdida para este jogador.

(E somente para o Rápido)

B6) Um lance ilegal está completo assim que o relógio do oponente for posto em movimento. O oponente tem então o direito de reclamar que o jogador completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após tal reclamação é que o árbitro poderá intervir. Entretanto se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.

Como você deve proceder quando seu adversário cometer um lance ilegal:

- Pare o relógio (ou não) imediatamente após o lance ilegal, desde que esteja na sua vez de jogar, acione o Arbitro, e quando ele atender, informe-o em tom de voz baixo a ocorrência. (melhor parar o relógio porque, afinal, é o seu tempo que estará correndo se voce não parar o relógio)

- Se o Arbitro estiver presente e perceber o lance ilegal (no xadrez pensado) ele irá intervir, porém caso ele não perceba, Voce deve acioná-lo (usando os procedimentos corretos)

- No xadrez rápido, o Arbitro intervirá se perceber que o seu adversário promoveu incorretamente e você ainda não tiver respondido ao lance. Nos outros casos de lance ilegal você sempre terá que acionar o árbitro, esteja ele presente ou não.

PORTANTO, O MELHOR MESMO É VOCE SEMPRE ACIONAR O ARBITRO QUANDO SEU ADVERSÁRIO COMETER UM LANCE ILEGAL, PARA GARANTIR OS SEUS DIREITOS.

4 - Importantíssimo...

- Tenha a certeza absoluta que realmente houve um lance ilegal, pois caso não tenha havido e você acionar o Arbitro, ele irá adverti-lo (por parar o tempo do relógio sem motivo plausível) e acrescentar três minutos ao seu oponente

5 - Observações ...

- Nunca, em circunstância nenhuma, acione o Arbitro em tom de voz qualquer (falar alto ou gritar então esta completamente fora de questão). Levante a mão e aguarde. Caso o Arbitro esteja longe e ninguém perceba a sua solicitação para chamar a atenção dele, levante-se e vá pessoalmente chamá-lo. (o relógio esta parado, lembra?)

“A SALA DE JOGOS de um evento enxadrístico é um templo de embates de mentes, que necessitam de todo o silêncio possível, para organizar e conduzir seus exércitos!”

Gentileza do Arbitro Nacional ID 271 Wilter Pereira Vieira




Nenhum comentário:

Postar um comentário